Notícias

Através de um estudo longitudinal, Leif Jansson, do Departamento de Periodontologia de Kista-Skanstull, Suécia, investigou a associação entre o consumo de álcool e a saúde odontológica em 513 indivíduos de Estocolmo, Suécia. Segundo o artigo publicado na edição de maio do Journal of Clinical Periodontology, durante exames clínicos o autor registrou o número de dentes remanescentes, dentes restaurados, cáries e as condições periodontais dos participantes. Já com exames radiográficos, ele verificou o nível de osso marginal e a perda óssea longitudinal das superfícies proximais dos dentes dos participantes.

Controlar a ansiedade de um paciente odontofóbico durante um tratamento dentário e conquistar a sua confiança não é uma das tarefas mais simples. Por isso, é cada vez mais comum entre os dentistas a prática da hipnose no consultório com o objetivo de tranqüilizar o paciente e tornar o ambiente mais agradável durante o tratamento.

Técnicos do Laboratório de Robótica da Coppe (pós-graduação de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro)estão desenvolvendo um aparelho para remoção de cáries e tártaro que dispensa o uso de brocas e anestesia e promete reduzir em até 70% a sensação dolorosa desses procedimentos. O equipamento emite jato de ar com substância abrasiva, que atinge com precisão o local da cárie, que é destruída em poucos segundos.
Crianças tem dificuldade de lidar com aparelho ortodôntico
Porque as Mulheres vivem mais que os Homens?
Uso excessivo de antisséptico pode prejudicar a saúde da boca
Falta de prevenção expõem crianças ao risco de trauma facial
Maloclusão é associada à insatisfação com a aparência
Aumenta tendência para a mortalidade por câncer bucal e de orofaringe
Você sabe o que são bling teeth?
O que é um protetor bucal?
40% da população tem mau hálito e não sabe. Faça um teste para saber como está o seu
Chance de sofrer trauma dentário mais de uma vez é grande
Quase 80% dos idosos brasileiros tem menos de 20 dentes
Dentistas alertam para o perigo dos kits de clareamento caseiro
Doenças do organismo podem estar ligadas à saúde bucal
Saúde bucal também depende de uma boa alimentação, alerta especialista
Ministério da Saúde amplia oferta de próteses dentárias no Brasil
Aparelhos nos dentes? Pode ser herança genética
Um sorriso largo garante uma vida longa, revela estudo
Atletas que tratam os dentes têm maior desempenho esportivo
Boca Seca
Cenoura: campeã de vitamina A e do exercício de mastigação
Escova de dente não deve ficar na pia, nem ser enxugada na toalha
Creme dental sem flúor não protege contra cáries e não evita fluorose
Conheça os mitos e verdades do chiclete
Refrigerantes têm efeitos catastróficos sobre dentes, diz pesquisa
Mamãe, cuide bem dos seus dentes, o bebê agradece!
Nem todos os cremes dentais são eficientes contra cáries
Suco de laranja X dentes
Pesquisa revela que 11% nunca foram ao dentista
Idosos pobres têm dificuldades de mastigação
Cárie pode ser transmitida pelo contato salivar
Apneia do sono triplica risco de derrame em homens
Por que o número de perdas dentárias é tão alto?
6/7/2010 - 13h42m

Através de um estudo longitudinal, Leif Jansson, do Departamento de Periodontologia de Kista-Skanstull, Suécia, investigou a associação entre o consumo de álcool e a saúde odontológica em 513 indivíduos de Estocolmo, Suécia. Segundo o artigo publicado na edição de maio do Journal of Clinical Periodontology, durante exames clínicos o autor registrou o número de dentes remanescentes, dentes restaurados, cáries e as condições periodontais dos participantes. Já com exames radiográficos, ele verificou o nível de osso marginal e a perda óssea longitudinal das superfícies proximais dos dentes dos participantes.
Assim, utilizando análises de regressão múltipla para correlacionar o consumo de álcool com as variáveis odontológicas, Jansson identificou que "o grupo de sujeitos com maior consumo de álcool (> 5cl de álcool puro por dia) teve mais superfícies cariadas, mais cálculos e mais dentes com lesões apicais quando comparados àqueles que reportaram consumo de álcool < 5cl de álcool puro por dia”. No entanto, ele não notou associação entre consumo de álcool e doença periodontal.
Com isto, o autor entende que fatores relacionados ao estilo de vida podem influenciar a saúde odontológica dos indivíduos. Segundo o artigo, a pesquisa foi conduzida durante os anos de 1970 e 1990.
Fonte: OdontoCases
Link para esta página: